Lupanar termo
que designava prostíbulos na Roma Antiga e que até hoje existe em português,
foi o mais famoso dos bordeis localizados nas ruínas da cidade romana de
Pompeia.
É um
sitio arqueológico de interesse particular devido às pinturas eróticas que
cobrem suas paredes. O Lupanar (VII, 12, 18-20) está localizado a
aproximadamente dois quarteirões a leste do fórum, na esquina de duas ruas que
receberam os nomes de Vico del Lupanare e Vico del Balcone Pensile.
Os
primeiros escavadores de Pompeia, guiados pelo decoro rigoroso de sua época,
rapidamente classificaram qualquer edifício que contivesse pinturas eróticas
como bordéis; usando este cálculo, Pompeia tinha 35 lupanares.
Dada a
população de dez mil na cidade durante o século I d.C., haveria um bordel para
cada 286 habitantes, ou 71 adultos do sexo masculino. Utilizando-se um critério
mais preciso para a identificação dos bordéis, o número desceu para uma cifra
mais realista, que apontou nove estabelecimentos de apenas um aposento, e o
Lupanar.
Durante
este período casas de prostituição costumavam ser pequenas, com apenas
alguns aposentos. O Lupanar foi o maior encontrado em Pompeia, com dez quartos.
Como outras casas do gênero, os quartos do Lupanar eram decorados de maneira
simples. Um colchão sobre uma plataforma de tijolos servia como cama.
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grafites foram inscritos nas paredes Lupanar. A presença destas inscrições
serviu como um dos critérios para a identificação do edifício como um bordel.
Alguns
dos exemplos de grafite que indicaram (VII, 12, 18-20) o local como casa de
prostituição foram: hic ego puellas multas futui ("aqui eu fodi
muitas garotas")
Felix
bene futuis ("feliz, fodeste bem")
Outros
exemplos de inscrições semelhantes foram encontrados em outros locais de
Pompeia. Como geralmente pessoas ricas não frequentavam lupanares (pois tinham
escravas que serviam como concubinas), os nomes encontrados em meio a
estas inscrições não estão ligados a qualquer pessoa de importância.
Os
grafites contam histórias, no entanto, e diversos autores responderam às
inscrições de outros, numa espécie de diálogo.
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