Propaganda

domingo, março 05, 2023

Itzhak Stern - O Contador de Oskar Schindler



Itzhak Stern - O Contador de Oskar Schindler - Foi um judeu polonês nascido na Cracóvia, Áustria-Hungria em 25 de janeiro de 1901.

Foi o contador de Oskar Schindler na empresa Deutsche Emailwarenfabrik, enquanto prisioneiro no Campo de Concentração e colaborou bastante na gestão da companhia.

Essa empresa também teve investimentos feitos com dinheiro de judeus, os mesmos não podiam fazer nada com seu dinheiro e arriscaram no projeto de Oskar Schindler.

Stern foi quem digitou a famosa lista de nomes conhecidos como a Lista de Schindler.

Lista de judeus que sobreviveram pela intervenção de Oskar Schindler e que quase todos foram escolhidos por Itzhak Stern.

Em sua primeira reunião com Schindler, Stern informou que ele poderia utilizar mão de obra judia a um preço mais baixo do que dos trabalhadores poloneses. Stern, assim como Schindler, foi um oportunista e foi um dos principais responsáveis pelo resgate dos judeus de Schindler.

Ele começou a dar empregos para judeus que seriam considerados não essenciais e, provavelmente, seriam mortos.

Falsificou documentos para fazer com que professores e intelectuais se passassem por mecânicos e operários. Ele foi retratado no filme A Lista de Schindler por Bem Kingsley.

A viúva de Itzhak Stern apareceu no final do filme a Lista de Schindler visitando a sepultura de Schindler escoltada por Kingsley.

Seu irmão Natan Stern foi também um dos judeus de Schindler.

Enquanto o relacionamento entre Itzhak e Schindler foi inicialmente comercial, no final uma grande amizade surgiu.

Quando Itzhak Stern morreu em 1969, Schindler foi ao seu funeral e chorou copiosamente.

0 Comentários: