O Cliente - Acreditem, o cliente nunca mais volta!
Anos atrás, Sam Walton,
fundador da maior rede de varejo do mundo, a Wal-Mart, abriu um programa de
treinamento para seus funcionários, com muita sabedoria.
Quando todos esperavam uma
palestra sobre vendas e atendimento, ele iniciou com as seguintes palavras: "Eu
sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e espera pacientemente,
enquanto o garçom faz tudo, menos anotar meu pedido.
Eu sou o homem que vai a
uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas
particulares. Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca usa a
buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu
jornal.
Eu sou o homem que explica
sua desesperada urgência por uma peça, mas não reclama que a recebe somente
após três semanas de espera.
Eu sou o homem que, quando
entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, implorando
por um sorriso ou esperando apenas ser notado.
Você deve estar pensando
que eu sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas...
Engana-se. Sabe quem eu sou? Eu sou o cliente que nunca mais volta!
Divirto-me vendo milhões
gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua
empresa. Sendo que quando fui lá pela primeira vez, tudo o que deveriam ter
feito era apenas uma pequena gentileza, simples e barata: tratar-me com um
pouco mais de cortesia.
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