Propaganda

domingo, outubro 08, 2023

Richard Norris Williams II



Richard “Dick” Norris Williams II nasceu em Genebra em 29 de janeiro de 1891. Em 1957, Williams foi introduzido ao Hall da Fama do tênis.

Richard foi um jogador de tênis que se destacou principalmente na década de 1910. É também lembrado por ser um dos sobreviventes da tragédia do RMS Titanic, ocorrida em 1912.

Nascido em Genebra, onde desenvolveu seu jogo, Williams é lembrado por uma tragédia. Em 15 de abril de 1912, viajava com seu pai, Charles Duane Williams, na primeira classe do RMS Titanic, quando este se chocou contra um iceberg. 

Pouco depois do impacto, Williams liberou a um passageiro barrado rompendo uma porta, pelo que foi repreendido por um comissário que o ameaçou com multa por ter destruído uma propriedade da White Star Line.

Esse episódio inspirou uma das cenas do filme "Titanic" de James Cameron. Williams permaneceu no barco quase até o final do naufrágio, quando nadou até um bote salva-vidas. 

Ali permaneceu afundado até os joelhos em águas geladas durante 6 horas até ser resgatado pelo RMS Carpathia.

A tragédia deixou suas pernas tão severamente danificadas que o médico recomendou amputá-las, mas Williams se recusou a deixar e quatro meses depois, estava jogando o US Championships.

Serviu ao Exército dos Estados Unidos (US Army) durante a Primeira Guerra Mundial, na França, quando após os combates recebeu as medalhas Croix de Guerre e a Legião de Honra.

Após aposentar-se da carreira de tenista, dedicou-se ao mercado financeiro na Pensilvânia e foi presidente da Sociedade Histórica da Pensilvânia.

Foi só após a publicação de "A Night to Remember", um livro de 1955 sobre a catástrofe do Titanic, que Williams tornou-se familiarizado com o seu autor Walter Lord. Em 1962, Williams encontrou-se com Lord e fez um relato detalhado do naufrágio. 

Embora tenha sido relatado que o pai, entre outros, foi esmagado pela chaminé caindo para a frente, e que ele escapou por pouco, Williams não menciona isso em sua conversa com Lord

Richard faleceu em Bryn Mawr no Estado Norte americano da Pensilvânia em 2 de junho de 1968.

0 Comentários: