Propaganda

quinta-feira, janeiro 26, 2023

Zoológico Humano - O Descaso com o semelhante



 

Zoológico Humano - O Descaso com o semelhante - Nativos levados para a Europa a fim de serem exibidos como animais em zoológicos, em 1889!

Zoológico Humano: La Vergonzosa “Exportación” de humanos.

Foram levados à Europa para serem exibidos e tratados como animais.

Foi assim que a maioria morrera.

Às vezes, eles prometiam aventuras e outras vezes eram simplesmente levados embora sem prometer muito. Das frias costas de Magalhães, os galeões partiram no início do século XIX em direção ao Velho Mundo, com uma carga muito cobiçada.

Em nome da ciência e do progresso, os embarques tiveram a autorização do Estado do Chile e Uruguai. Esse foi o destino de três grupos de indígenas pertencentes às etnias Tehuelche, Charrúa Kawésqar e Selk'nam entre 1878 e 1900.

Fotografados, medidos e forçados a se apresentar em público, muitos deles não conseguiram retornar à terra de onde foram arrancados. Vítimas do Imaginário. Sua ideia era promover o fenômeno do zoológico, uma mina de ouro no final do século XVIII.

Patenteando sua invenção como "Zoológico Humano", o empresário alemão Carl Hagenbeck aproveitou seus contatos com o mundo científico e se dedicou ao recrutamento de nativos. Entre eles, um grupo de tehuelches.

Capturado em 1879, o grupo patagônico foi o primeiro a chegar à Europa. 

Interessados ​​pelos comentários de Darwin, que descreveu os fueguinos como seres "abjetos e miseráveis", os cientistas não esconderam o interesse em saber se eles eram ou não o elo perdido entre humanos e macacos.

Eles só tinham que agir como “eles mesmos”. Mas de acordo com o imaginário da selva, todos os nativos chilenos foram providos de arcos, flechas, cachimbos e penas.

O público, que pagava para vê-los cantar, tocar instrumentos ou realizar rituais, também jogava carne crua neles, acreditando que fossem canibais. Por causa de sarampo ou varíola, muitos morreram no caminho.

As fontes também confirmam o abuso de várias mulheres pelos guardas, de quem contraíram doenças venéreas. Após serem exibidos em jaulas em Hamburgo, Berlim e Dresden, o grupo de tehuelches voltou a solo chileno três meses depois.

Além do trauma, eles sofreram grandes danos físicos. Os que se seguiram, porém, não tiveram a mesma sorte. Grupo de Divulgação de Estudos: Ciências e Afins.

0 Comentários: