Propaganda

sexta-feira, novembro 18, 2022

Especificações do Titanic

Especificações do Titanic - O Titanic, assim como seus irmãos Olympic e Britannic, era movido por uma combinação de dois sistemas de propulsão. Ele possuía 29 caldeiras a vapor agrupadas em seis salas, alimentando dois motores de tripla expansão com quatro cilindros cada que moviam as duas hélices laterais.

O vapor excedente era reutilizado por uma turbina de baixa pressão que movia a hélice central. O navio conseguia chegar a uma velocidade média de 21 nós (39 km/h), consumindo entre 638 a 737 toneladas de carvão por dia. 

A energia elétrica que operava a iluminação e outros equipamentos da embarcação era gerada por quatro dínamos de 400 KW. A fuligem da combustão do carvão era descarregada através das três primeiras chaminés.

A quarta chaminé era apenas ornamental, adicionada principalmente para fazer com que os navios da Classe Olympic parecessem mais "potentes" nos olhos do público, porém também era usada para ventilar a casa de máquinas e as cozinhas.

Na parte frontal do convés dos botes ficava a ponte de comando, que se estendia por toda a largura do navio e compreendia dois passadiços, duas cabines de observação laterais, uma sala de navegação e uma sala das cartas marítimas.

Atrás da ponte ficavam os alojamentos dos oficiais, que recebiam uma cabine proporcional a sua hierarquia; o capitão Edward Smith, como oficial comandante, ocupava uma suíte com escritório, banheiro e até mesmo uma banheira. 

Atrás da primeira chaminé ficava a sala das comunicações sem fio, operada diariamente pelos radio técnicos Jack Phillips e Harold Bride. 

Os alojamentos dos foguistas e mecânicos ficavam localizados na extremidade da proa e eles acessavam seus locais de trabalho através de uma escada em espiral e um longo corredor.

Além disso, um cesto de gávea funcionava a partir do mastro dianteiro, acessado por uma escada interna, e havia uma passarela de navegação no convés da popa. 

Uma linha telefônica permitia a comunicação direta entre a ponte com o cesto de gávea, a casa do leme, a passarela de navegação e a casa de máquinas, melhorando a velocidade e precisão das manobras. 

Outra linha permitia que os passageiros da primeira classe entrassem em contato com alguns dos serviços de bordo do Titanic.



Instalações do Titanic

Titanic fornecia aos seus passageiros as instalações mais luxuosas e confortáveis do que qualquer outro navio contemporâneo.

As primeiras classes iam do convés dos botes até o convés E que incluíam um ginásio com os equipamentos mais modernos da época, quadra de squash, sala de fumar decorada com uma lareira e pinturas de Norman Wilkinson, restaurante à La Carte, dois cafés decorados com palmeiras, piscina coberta, banhos turcos, sala de leitura com mobílias de mogno e vitrais, convés de passeio coberto.

Suas cabines eram igualmente luxuosas, com algumas tendo até locais de banho particulares que era uma coisa rara na época e duas delas inclusive possuindo seu próprio convés de passeio privado. 

Conectando todas as cabines e instalações estavam duas grandes escadarias, uma entre a primeira e segunda chaminé e a outra entre a terceira e quarta, que eram cobertas por uma enorme cúpula de vidro.

A escadaria dianteira era adornada por um relógio entalhado chamado de "Honra e Glória Coroando o Tempo" e era servida também por três elevadores que iam do convés A ao E. No convés D a grande escadaria dava para uma enorme sala de jantar.

Os passageiros de segunda classe desfrutavam de acomodações equivalentes a primeira classe de outras embarcações.



Segurança do Titanic

O casco do Titanic era dividido em dezesseis compartimentos estanques. Atravessando esses compartimentos existiam doze comportas estanques situadas nos locais onde a passagem era necessária para o bom funcionamento do navio. 

Estas podiam ser fechadas remotamente a partir de um interruptor na ponte de comando ou mesmo automaticamente em caso de acidente. 

Porém, os compartimentos estanques centrais não iam além do convés E, enquanto os compartimentos da proa e popa chegavam apenas até o convés D. 

Os projetistas acreditavam que se dois compartimentos adjacentes fossem inundados o navio poderia continuar flutuando. Esse limite era de quatro se os compartimentos inundados estivessem na proa

Além disso, o Titanic também tinha um fundo duplo e oito bombas d'água capazes de extrair quatrocentas toneladas de água por hora. Todas essas medidas de segurança levaram aos rumores por parte da imprensa de que a embarcação era supostamente "inafundável".

 No entanto, esses rumores não surgiram pela primeira vez com o Titanic, já que a própria White Star Line havia descrito o RMS Cedric como "praticamente inafundável" nove anos antes.

Titanic também estava equipado com vinte botes salva-vidas: catorze com capacidade total para 65 pessoas, dois cúteres de emergência que acomodavam até quarenta pessoas e quatro botes desmontáveis Engelhardt que conseguiam levar 47 pessoas. 

Dessa forma, os vinte barcos teoricamente poderiam conter 1178 pessoas, ou seja, um terço da capacidade total do navio. 

Apesar de ser um número baixo, era muito mais do que as legislações marítimas da época exigiam; o pensamento contemporâneo era de que navios do tamanho do Titanic demorariam em afundar e que assim os botes serviriam para transportar os passageiros do navio naufragando para alguma embarcação de resgate.

O engenheiro Alexander Carlisle havia considerado a ideia de colocar mais botes a bordo, porém foi rejeitado por Ismay, dentre outros motivos, porque isso iria diminuir o espaço do convés dos botes e enfraquecer a confiabilidade do público na empresa. 

Mesmo assim, a fim de evitar custos adicionais caso uma possível mudança nas leis, Carlisle conseguiu convencer Ismay a instalar turcos tipo Wellin que eram capazes de baixar até dois botes. 

Apenas 710 pessoas conseguiram embarcar nos botes durante o naufrágio, pouco mais da metade da capacidade total que poderiam acomodar. 

As leis marítimas foram alteradas dois anos depois, em 1914, pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar, que passou a exigir botes suficientes para todos a bordo.



0 Comentários: