Propaganda

domingo, abril 02, 2023

Uma Tragédia


Eugen Bertholt Friedrich Brecht nasceu em Augsburg – Alemanha no dia 10 de fevereiro de 1898. Foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX.

Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia o Berliner Ensemble realizadas em Paris durante os anos de 1954 e 1955.

Ao final dos anos 1920 Brecht torna-se marxista, vivendo o intenso período das mobilizações da República de Weimar, desenvolvendo o seu teatro épico.

Sua praxis é uma síntese dos experimentos teatrais de Erwin Piscator e Vsevolod Emilevitch Meverhold, do conceito de estranhamento do jornalista russo Viktor Chklovski, do teatro chinês e do teatro experimental da Rússia soviética, entre os anos 1917 - 1926. Seu trabalho como artista concentrou-se na crítica artística ao desenvolvimento das relações humanas no sistema capitalista.

Bertholt Brecht morreu em 14 de agosto de 1956 em Berlim Leste ou Berlim Oriental que existiu de 1949 a 1990 e correspondia ao setor soviético da cidade de Berlim, estabelecido em 1945, após a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

 

“Nós vos pedimos com insistência: não digam nunca: "Isso é natural." Diante dos acontecimentos de cada dia, numa época em que reina a confusão, em que corre sangue, em que o arbitrário tem força de lei, em que a humanidade se desumaniza, não digam nunca: "isso é natural." Para que não passe a ser imutável.”

(Bertolt Brecht) 

0 Comentários: