Sofrer é mais fácil do que
encontrar soluções, porque no sofrimento não é preciso agir. Está é a diferença
em relação à solução. Toda solução exige ação. E a solução exige, sobretudo, a
despedida da inocência infantil.
(Bert Hellinger)
Uma criança
é um ser humano no início de seu desenvolvimento. São chamadas recém-nascidas do
nascimento até um mês de idade; bebê, entre o nascimento e os 2
anos, e criança quando têm entre 2 anos até doze anos de
idade.
O ramo da
medicina que cuida do desenvolvimento físico e das doenças e/ou
traumas físicos nas crianças é a pediatria.
Os aspectos psicológicos do desenvolvimento da
personalidade, com presença ou não de transtornos do comportamento, de
transtornos emocionais e/ou presença de neurose infantil - incluídos toda ordem
de carências, negligências, violências e abusos, que não os deixa
"funcionar" saudavelmente, com a alegria e interesses que lhes são naturais
- recebem a atenção da Psicologia Clínica Infantil (Psicólogos), através da
Psicoterapia Lúdica.
Os aspectos
cognitivos (intelectual e social) é realizada pela Pedagogia (Professores),
nas formalidades da vida escolar, desde a pré-escola, aos cinco anos de idade,
ou até antes, aos 3 anos de idade.
A infância é o período que vai desde o
nascimento até aproximadamente o décimo-segundo ano de vida de uma pessoa.
É um período de
grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do
peso da criança - especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a
puberdade.
Mais do que
isto, é um período onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente, envolvendo
graduais mudanças no comportamento da pessoa e na aquisição das bases de
sua personalidade.
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