Propaganda

quinta-feira, julho 20, 2023

Mulheres e Crianças, Primeiro!


 

Mulheres e Crianças, Primeiro! - Segundo Oficial Lightoller sugeriu ao Capitão Smith: "Não seria melhor levar as mulheres e as crianças para os barcos, senhor?" Ao qual ele respondeu: "coloca as mulheres e as crianças e desce".

Assim, a frase imortal foi popularizada pelo seu uso no RMS Titanic.

No entanto, o primeiro e o segundo oficial - Murdoch e Lightoller - interpretaram a ordem de evacuação de forma diferente.

Murdoch levou isso primeiro como mulheres e crianças, enquanto Lightoller o levou a significar apenas mulheres e crianças.

Segundo Oficial Lightoller baixou os botes salva-vidas com assentos vazios se não houvessem mulheres e crianças à espera para embarcar, enquanto o Primeiro-Oficial Murdoch permitiu que um número limitado de homens embarcasse se todas as mulheres e crianças próximas tivessem embarcado.

Como consequência, 74% das mulheres e 52% das crianças a bordo foram salvas, mas apenas 20% dos homens.

Alguns oficiais do Titanic interpretaram mal a ordem do Capitão Smith, e tentaram impedir que os homens embarcassem inteiramente nos botes salva-vidas.

Ao passo que pretendia que mulheres e crianças embarcassem primeiro, com quaisquer espaços livres restantes disponibilizados para homens. Foi uma falta de comunicação que custaria vidas.

Nem todas as mulheres e crianças foram salvas no Titanic, os poucos homens que sobreviveram, como o oficial da White Star J. Bruce Ismay, foram inicialmente marcados como covardes.

A eventual alegria do resgate foi recordada pelo sobrevivente do Titanic Lawrence Beesley: “Então, rastejando sobre a borda do mar, vimos uma única luz e, presentemente, um segundo abaixo dela.

Parecia ser verdade e acho que todos os olhos estavam cheios de lágrimas, tanto de homens como de mulheres. Ao nosso redor ouvimos gritos e aplausos. "

Muitos barcos partiram com menos capacidade porque as mulheres não deixavam os seus maridos; outras recusaram-se a deixar as suas posses de vida - literalmente tudo o que tinham no mundo.

E muitos passageiros acreditavam que o Titanic não iria afundar, ou permaneceria à tona o tempo suficiente para que um navio de resgate próximo chegasse


0 Comentários: