Propaganda

segunda-feira, março 06, 2023

Velório

 

Velório significa uma celebração dos familiares e amigos de um falecido logo após a sua morte, que acontece antes do sepultamento ou de cremação do corpo.

O ato acontecia geralmente na casa dos familiares do morto, na sala ou em um quarto reservado.

Hoje em dia a maioria desses acontecimentos são realizados em funerárias, que possuem locais adequados; em templos religiosos ou no próprio cemitério onde acontecerá o sepultamento ou a cremação.

Onde quer que aconteça é um ato doloroso velar um parente ou um amigo, que tivemos uma convivência em vida. Um filme passa na nossa cabeça e nos imaginamos um dia na mesma situação.

São momentos de muita reflexão, dor e tristeza, saber e que em pouco tempo aquela pessoa mesmo inerte, em silêncio, fria e sem cor, sairá dali e jamais será visto por quem o conheceu.

Quando recebemos a notícia de uma pessoa da família é sempre muito impactante, mesmo havendo indícios dessa possibilidade, como é o caso de pessoas idosas ou estando hospitalizados.

A morte é a única coisa certa que temos no futuro, mas ninguém se conforma com ela. E quando ela abraça alguém que nos é bem próximo, sempre a surpresa existe e ainda por cima, expõe nossa fragilidade diante dessa abstrata inimiga.

“Num velório a vela acesa, com chama embora aziaga; não tem tamanha tristeza, como depois que se apaga. É o final do ato e as cortinas se fecham.”

0 Comentários: