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sexta-feira, setembro 20, 2024

Apollo 1. - A tragedia


 

A tragédia da Apollo 1 aconteceu em 27 de janeiro de 1967, durante um teste pré-voo na plataforma de lançamento em Cabo Kennedy. A missão, que seria o primeiro voo tripulado do programa Apollo, estava programada para ser lançada em 21 de fevereiro de 1967.

Os astronautas Virgil Grissom, Edward White e Roger Chaffee perderam suas vidas quando um incêndio varreu o módulo de comando.

No dia do incêndio, a visibilidade no White Room (sala ao lado do módulo de comando na plataforma de lançamento) era praticamente inexistente, e era necessário trabalhar praticamente pelo tato, já que a observação visual era limitada a poucos centímetros.

Uma equipe de cinco pessoas participou da abertura das três escotilhas do módulo de comando para tentar salvar a tripulação. Essas operações foram extremamente desafiadoras devido ao calor intenso, fumaça densa e a dificuldade em abrir as escotilhas.

O incêndio começou provavelmente na parte inferior dianteira do compartimento de equipamentos à esquerda do piloto comandante e rapidamente se espalhou, intensificado por materiais inflamáveis como fitas de Velcro.




O aumento rápido da temperatura e da pressão da cabine levou à ruptura do módulo de comando, tornando o resgate impossível e resultando na perda fatal da tripulação.

Este trágico evento foi um momento crucial na história da exploração espacial, levando a importantes mudanças de segurança e design nas missões subsequentes da Apollo.

A cabine da espaçonave foi pressurizada com uma mistura 60/40 de oxigênio/nitrogênio; todos os materiais inflamáveis foram removidos; e foi instalada uma nova escotilha de peça única que poderia ser aberta em segundos com um empurrão do dedo mindinho de um astronauta.

O encanamento de alumínio foi substituído por aço inoxidável; os tubos de refrigeração foram blindados com epóxi de alta resistência; feixes de fios foram envoltos em metal.

O nylon foi substituído por Teflon retardante de fogo e o papel foi minimizado, incluindo material de leitura. “Nada de livros ou revistas”, escreveu Wally Schirra, que comandou a Apollo 7 em outubro de 1968. “Nem poderíamos levar nada feito de papel para brincar, como cartas ou quebra-cabeças”.

O incêndio da Apollo continua sendo um dos momentos mais sombrios da América. Surgiu de uma febre insaciável de 'vá' e da priorização perversa do cronograma em detrimento da segurança, uma lição cruel que seria repetida durante o desastre do Challenger em 28 de janeiro de 1986 e o desastre do Columbia em 1º de fevereiro de 2003.

Mas se um grão de otimismo pudesse ser resgatado da Apollo 1, seria o seguinte: sem o sacrifício de Grissom, White e Chaffee, é altamente improvável que o EUA pudesse ter alcançado a Lua com segurança. E isso, certamente, é um legado do qual eles podem se orgulhar.



quinta-feira, setembro 19, 2024

A Seda



A seda é uma fibra proteica natural obtida a partir dos casulos de lagartas de certas mariposas e do bicho-da-seda (Bombyx mori), usada na indústria têxtil. Sendo uma das matérias-primas mais caras.

A fibra de seda é um filamento contínuo de proteína produzido pelas lagartas, de certos tipos de mariposas, que expelem através das glândulas o líquido da seda (a fibroína) envolvido por uma goma (a sericina), os quais se solidificam imediatamente quando em contato com o ar.

A seda é utilizada para se produzir tecidos leves, brilhantes e macios. Os tecidos são usados em camisas, vestidos, blusas, gravatas, xales, luvas etc. A seda tem uma aparência cintilante, devido à estrutura triangular da fibra, parecida com um prisma, que refrata a luz.

Em 3600 a.C., a seda tem sua primeira aparição na China. Acredita-se que os chineses começaram a produzir seda por volta do ano 2700 a.C. Reza a lenda que a imperatriz Si Ling Chi descobriu a seda quando um casulo de bicho-da-seda caiu de uma amoreira dentro de sua xícara de chá.

Depois de experimentar algumas vezes, ela, finalmente, conseguiu tecer o filamento da seda em um pedaço de tecido. A seda era considerada a mais valiosa mercadoria da China e gerou a famosa rota da Seda, a mais importante rota comercial da época.

A manufatura da seda era um segredo de estado, muito bem guardado até o ano 300, quando se tornou conhecida na Índia. Ou seja: 3 000 anos após sua descoberta pelos chineses.

Obtenção

O bicho-da-seda é criado aos milhões. Após trinta dias se alimentando apenas de folhas de amoreira, o bicho-da-seda tece o seu casulo e, dentro dele, se transforma em crisálida.

O processo de tecelagem da seda continua o mesmo nos dias de hoje. Na sericicultura, os casulos são mergulhados em água quente para libertar os filamentos da substância chamada sericina da seda, matando a larva do bicho-da- seda.

A substância, ao ser retirada dos fios, deixa estes com a cor brilhante característica da seda. Os filamentos são combinados para formar fios, que são enrolados e finalmente secos.

Cada casulo pode render de 458 a mil metros de seda, sendo cada casulo composto por apenas um longo fio. Cerca de cinco quilogramas de casulos são necessários para produzir um quilograma de seda em bruto.

O Paraná participa com 84% da produção brasileira de casulos de bicho-da-seda, uma atividade desenvolvida em pequenas propriedades rurais, com área média de 2,5 ha e predominância do trabalho familiar no programa "Vale da Seda".

A sericicultura paranaense é desenvolvida em 161 municípios, com 1 867 famílias que cultivam uma área de 3 969 hectares de amoreiras, numa produção de 2 466 toneladas de casulos conforme dados da safra de 2016/2017. 


John Wilkes Booth



 

John Wilkes Booth foi um ator e simpatizante confederado mais conhecido por assassinar o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, em 14 de abril de 1865.

Booth nasceu em 10 de maio de 1838, em uma proeminente família de atores teatrais em Maryland. Ele cresceu em uma época de intensos conflitos políticos nos Estados Unidos, principalmente em torno da escravidão e da Guerra Civil Americana.

Booth era um firme defensor dos estados escravistas do sul e se opôs fortemente à abolição da escravidão. Durante a Guerra Civil, ele manifestou suas opiniões pró-sul publicamente e culpava Lincoln pela derrota da Confederação e pelo fim da escravidão.

Ele acreditava que, ao matar Lincoln, poderia ressuscitar o espírito da Confederação e causar uma revolta no Norte. Na noite do assassinato, Booth entrou no camarote presidencial no teatro Ford, em Washington, D.C., durante uma apresentação da peça Our American Cousin.

Ele atirou em Lincoln na parte de trás da cabeça com um revólver Derringer de calibre .44. Após o disparo, Booth gritou “Sic semper tyrannis” (“Assim sempre aos tiranos”, frase associada ao assassinato de Júlio César) e pulou do camarote para o palco, machucando sua perna durante a fuga.

Depois do assassinato, Booth conseguiu escapar da cidade e foi caçado por doze dias antes de ser localizado em uma fazenda na Virgínia. Ao ser cercado por soldados federais, Booth recusou-se a se render e foi baleado e morto em 26 de abril de 1865.

O assassinato de Lincoln teve enormes repercussões para o país. Booth, que esperava ser visto como um herói, foi condenado pela história como um traidor e assassino.

Sua ação contribuiu para um período ainda mais turbulento durante a Reconstrução dos Estados Unidos, à medida que o país tentava se recuperar da Guerra Civil.

quarta-feira, setembro 18, 2024

Romell Broom


 

Romell Broom foi um cidadão americano nascido no dia 04 de junho de 1956. Preso por assassinato, sequestro e estupro. Foi condenado em 1984 pelo rapto e morte de Tryna Middleton de 14 anos que estava indo a um jogo de futebol americano em East Cleveland (Ohio).

Em 2003 Bromm recebeu uma oferta do estado de Ohio para realizar um teste de DNA para provar sua inocência, no entanto, o resultado não o inocentou. 

A audiência de clemência conclui que "o resultado do DNA não indica uma combinação exata, porém indica a probabilidade de Broom não ser o doador é de 1 em 2.3 milhões.

Cabe ressaltar que oito ou nove homens negros no país teriam o mesmo perfil." Broom pediu um novo teste de DNA independente e uma mudança de equipe de advogados.

Broom também possui condenações por roubo, roubo qualificado e quatro sequestros de crianças do sexo masculino. Ele também possui uma condenação em separado pelo estupro de uma menina.

Execução abortada

A execução de Broom estava agendada para o dia 15 de setembro de 2009. Entretanto, a equipe responsável por conduzir a execução tentou por duas horas estabilizar um acesso intravenoso por onde seria administrada a injeção letal, antes do governador de Ohio, Ted Strickland autorizasse o adiamento por uma semana a execução. 

Os advogados de Broom argumentam que a primeira tentativa de execução foi uma punição cruel e incomum e que executá-lo significaria que seu depoimento seria perdido, prejudicando assim a ação judicial que questiona a constitucionalidade do procedimento da injeção letal em Ohio. 

O juiz do Tribunal Distrital dos Estados Unidos, Gregory L. Frost, marcou para 30 de novembro de 2009 a audiência e desde fevereiro de 2011 Broom aguarda o resultado de um recurso. 

A Anistia Internacional iniciou uma campanha para informar ao público sobre a falha na tentativa de execução. Também existe um documentário sobre o caso chamado: "The Second Execution of Romell Broom" de Michael Verhoeyen e o próprio Romell Broom conta sua história através do e-book "Survivor on Death Row”.

Broom morreu em 28 de dezembro de 2020, aos 64 anos.

Embriaga-te



Devemos andar sempre bêbedos. Tudo se resume nisto: é a única solução. Para não sentires o tremendo fardo do Tempo que te despedaça os ombros e te verga para a terra, deves embriagar-te sem cessar.

Mas com quê? Com vinho, com poesia ou com a virtude, a teu gosto. Mas embriaga-te.

E se alguma vez, nos degraus de um palácio, sobre as verdes ervas duma vala, na solidão morna do teu quarto, tu acordares com a embriaguez já atenuada ou desaparecida, pergunta ao vento, à onda, à estrela, à ave, ao relógio, a tudo o que se passou, a tudo o que gemeu, a tudo o que gira, a tudo o que canta, a tudo o que fala, pergunta-lhes que horas são: "

São horas de te embriagares! Para não seres como os escravos martirizados do Tempo, embriaga-te, embriaga-te sem cessar! Com vinho, com poesia, ou com a virtude, a teu gosto.

Charles Baudelaire

terça-feira, setembro 17, 2024

Grover Krantz


Grover Sanders Krantz foi um antropólogo e criptozoólogo americano; foi um dos poucos cientistas não apenas a pesquisar Bigfoot, mas também a expressar sua crença na existência do animal.

Ao longo de sua carreira profissional, Krantz escreveu mais de 60 artigos acadêmicos e 10 livros sobre evolução humana e conduziu pesquisas de campo na Europa, China e Java.

Fora dos estudos formais de Krantz em antropologia evolutiva e primatologia, suas pesquisas criptozoológicas sobre Bigfoot atraíram críticas pesadas e acusações de "ciência marginal" de seus colegas, custando-lhe subsídios e promoções de pesquisa e atrasando seu mandato na universidade. 

Além disso, seus artigos sobre o assunto foram rejeitados por periódicos acadêmicos revisados por pares. No entanto, Krantz era tenaz em seu trabalho e muitas vezes era atraído por assuntos controversos, como os restos mortais de Kennewick, argumentando por sua preservação e estudo. 

Ele foi descrito como o "único cientista" e "profissional solitário" a considerar seriamente o Pé Grande em seu tempo, em um campo amplamente dominado por naturalistas amadores.

Início de vida

Krantz nasceu em Salt Lake City no dia 5 de novembro de 1931, filho de Carl Victor Emmanuel Krantz e Esther Maria (nascida Sanders) Krantz. Seus pais eram santos dos últimos dias frequentemente devotados a mórmons e, embora Krantz tentasse seguir a filosofia cristã básica de comportamento e moralidade, ele não era ativo na religião. 

Foi criado em Rockford, Illinois até os 10 anos de idade, quando sua família se mudou de volta para Utah. Frequentou a Universidade de Utah por um ano, começando em 1949, antes de ingressar na Guarda Nacional Aérea, onde serviu como instrutor de sobrevivência no deserto em Clovis, Novo México de 1951 a 1952.

Krantz, em seguida, transferido para a Universidade da Califórnia, Berkeley, onde completou um Bachelor of Science grau em 1955 e um mestrado em 1958. Com a apresentação de sua dissertação de doutorado, intitulada The Origins of Man, Krantz obteve seu doutorado em antropologia pela Universidade de Minnesota em 1971.

No início dos anos 1960, Krantz trabalhou como técnico no Phoebe A. Hearst Museum of Anthropology em Berkeley, Califórnia, antes de adquirir uma posição de professor em tempo integral na Washington State University, onde lecionou de 1968 até sua aposentadoria em 1998. 

Era um professor popular, apesar de fazer exames notoriamente difíceis, e frequentemente almoçava com os alunos e falava sobre antropologia, teoria unificada de campos em física, história militar e eventos atuais. 

Após sua morte, uma bolsa com o nome de Krantz foi criada na Universidade para promover "o interesse nos campos da antropologia física / biológica, arqueologia linguística e / ou demografia humana".

Na década de 1970, Krantz estudou os restos fósseis de Ramapithecus, um gênero extinto de primatas, então considerado por muitos antropólogos como ancestral dos seres humanos, embora Krantz tenha ajudado a provar que essa noção é falsa. 

A pesquisa de Krantz sobre o Homo erectus foi extensa, incluindo estudos de fala fonêmica e padrões teóricos de caça, e argumentou que isso levou a muitas das diferenças anatômicas entre H. erectus e humanos modernos.

Ele também escreveu um artigo influente sobre o surgimento de seres humanos na Europa pré-histórica e o desenvolvimento de línguas indo-europeias, e foi o primeiro pesquisador a explicar a função do processo mastóide. 

Seu trabalho profissional foi diversificado, incluindo pesquisas sobre o desenvolvimento de ferramentas de pedras paleolíticas, taxonomia e cultura neandertais, o evento de extinção do Quaternário, mudanças no nível do mar e a evidência de sexo no registro fóssil humano.

Em 1996, Krantz foi atraído pela controvérsia de Kennewick Man, argumentando tanto na academia quanto no tribunal que a linhagem direta com populações humanas existentes não podia ser demonstrada. 

Em uma entrevista publicada no The New Yorker, Krantz afirmou que "esse esqueleto não pode ser racial ou culturalmente associado a nenhum grupo indiano americano existente" e "o Ato de Repatriação Nativa não tem mais aplicabilidade a esse esqueleto do que teria se uma expedição chinesa tivesse deixado um de seus membros lá". 

Em 2001, ele tentou enviar o último artigo que escreveu antes de sua morte, intitulado "Continuidade neandertal em vista de alguns dados negligenciados", embora tenha sido rejeitado pela revista Current Anthropology, revisada por pares, com o então editor Benjamin Orlove afirmando que não faça referência suficiente à pesquisa mais recente.

Pesquisa sobre o Bigfoot

A especialidade de Krantz como antropólogo incluía todos os aspectos da evolução humana, mas ele era mais conhecido fora da academia como o primeiro pesquisador sério a se dedicar ao estudo científico do Bigfoot, a partir de 1963. 

Como sua pesquisa em criptozoologia foi ignorada pelos principais cientistas, apesar de suas credenciais acadêmicas, Krantz tentou encontrar audiência entre leitores casuais, publicando várias obras de divulgação. Também apareceu com frequência em documentários de televisão, incluindo O mundo misterioso de Arthur C. Clarke, Em busca de.  .., e Sasquatch: Legend Meets Science.

Os estudos de Krantz sobre o Bigfoot, que ele chamou de "Sasquatch" (uma anglicização da palavra Halkomelem sásq'ets ("homem selvagem"), levaram a acreditar que se tratasse de uma criatura real.

Ele teorizou que os avistamentos eram devidos a pequenos bolsões de gigantopithecines sobreviventes, com a população progenitora migrando pela ponte terrestre de Bering (Beringia), que mais tarde seria usada pelos primeiros povoadores das Américas.

O Gigantopithecus viveu ao lado de humanos, mas acredita-se que esteja extinto há 100.000 anos, no leste da Ásia, enquanto a ponte terrestre de Bering existiu entre 135.000 e 70.000 anos AP).

Em janeiro de 1985, Krantz tentou nomear formalmente Bigfoot apresentando um artigo na reunião da Sociedade Internacional de Criptozoologia realizada em Sussex, Inglaterra, atribuindo-lhe o binomen Gigantopithecus blacki, embora isso não fosse permitido pela Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica porque G. blacki era um táxon existente e porque a criatura estava sem holótipo. 

Krantz argumentou que seus moldes de gesso eram holótipos adequados, sugerindo mais tarde G. canadensis como um nome. Krantz, em seguida, tentou publicar seu artigo, intitulado "Uma espécie nomeada por pegadas", publicado em uma revista acadêmica, embora tenha sido rejeitado pelos revisores.

Depois de ver imagens do filme de Patterson-Gimlin, que apareceu na capa de Argosy em fevereiro de 1968, Krantz ficou cético, acreditando que o filme era uma farsa elaborada, dizendo "parecia-me alguém usando um traje de gorila" e "Eu dei a Sasquatch apenas 10% de chance de ser real." 

Após anos de ceticismo, Krantz finalmente se convenceu da existência de Bigfoot depois de analisar os moldes de gesso "Cripplefoot" reunidos em Bossburg, Washington, em dezembro de 1969.

Mais tarde, Krantz estudou o filme de Patterson-Gimlin por completo e, depois de perceber a marcha peculiar da criatura e as supostas características anatômicas, como flexionar os músculos das pernas, ele mudou de ideia e se tornou um defensor de sua autenticidade.

Enquanto estava em Bossburg, ele também conheceu John Willison Green e os dois permaneceram amigos até a morte de Krantz. As pegadas de Cripplefoot, deixadas na neve, supostamente mostravam sulcos microscópicos dérmicos (impressões digitais) e lesões tentativamente identificadas como pé torto pelo primatologista John Napier. 

Krantz pediu ao professor holandês A. G. de Wilde, da Universidade de Groningen, para examinar as impressões, que concluíram que elas "não eram de algum objeto morto com sulcos, mas vinham de um objeto vivo capaz de espalhar os dedos dos pés". 

Krantz também tentou que o FBI e a Scotland Yard estudassem os padrões cutâneos da derme, e foi informado pelo renomado especialista em impressões digitais John Berry, editor da revista Fingerprint Whorld, que a Scotland Yard concluiu que as impressões eram "provavelmente reais".

Para sua decepção, um artigo subsequente de 1983 na revista Cryptozoology, intitulado "Anatomia e Dermatoglyphics of Three Sasquatch Footprints", foi amplamente ignorado.

Depois de construir modelos biomecânicos dos modelos Cripplefoot, calculando sua distância, alavancagem, dinâmica e distribuição de peso e comparando os dados com a base do calcanhar, tornozelo e dedo do pé da pista, Krantz concluiu que as pegadas haviam sido deixadas por um animal cerca de 2,44 m de altura e pesando aproximadamente 363 kg. 

Os detalhes morfológicos do elenco, particularmente as impressões do músculo da eminência tenar, também ajudaram a convencer Krantz, que argumentou que uma farsa "exigiria que alguém bastante familiarizado com a anatomia da mão humana fizesse a conexão entre um polegar não opositor e um ausência da eminência tenar". 

Isso culminou na primeira publicação de Krantz sobre o assunto Bigfoot, com seu artigo "Sasquatch Handprints" aparecendo na revista North American Research Notes em 1971. Pouco antes de sua morte, Krantz também examinou o elenco de Skookum. Não endossou publicamente sua autenticidade, dizendo em entrevista à revista Outside: "Não sei o que é. Estou perplexo. Elk. Sasquatch. Essa é a escolha".

Vida pessoal e morte

Grover Krantz tinha um irmão, Victor Krantz, que trabalhou como fotógrafo na Smithsonia Institution. Krantz foi casado quatro vezes e divorciado três vezes. Sua primeira esposa foi Patricia Howland, com quem ele se casou em 1953; mais tarde, casou-se com Joan Brandson, em 1959, e com Evelyn Einstein, em 1964. 

Ele se casou com sua quarta esposa, Diane Horton, em 5 de novembro de 1982. Ele também tinha um enteado, Dural Horton. Krantz era um entusiasta da estrada e frequentemente fazia viagens, viajando para todos os 48 estados norte-americanos continentais.

Em 1984, ele recebeu altas pontuações no Miller Analogies Test e foi posteriormente aceito na sociedade de alto QI Intertel. Em 3 de março de 1987, Krantz debateu com Duane Gish sobre criacionismo e evolução, na Washington State University.

O debate de três horas contou com um público de mais de 1 000 pessoas.

Grover Krantz morreu no dia 14 de fevereiro de 2002, na sua casa, em Port Angeles, Washington de câncer de pâncreas após uma batalha de oito meses contra a doença. A seu pedido, não houve funeral. Em vez disso, seu corpo foi enviado para a fazenda de corpos da Universidade de Tennessee, onde os cientistas estudam as taxas de degeneração do corpo humano para ajudar nas investigações forenses.

Em 2003, seu esqueleto chegou ao Museu Nacional de História Natural da Smithsonian Institution e foi guardado num armário verde, ao lado dos ossos de seus três cães caçadores de lobos irlandeses favoritos - Clyde, Icky e Yahoo - como foi seu último pedido.

Em 2009, o esqueleto de Krantz foi meticulosamente articulado e, junto com o esqueleto de um de seus cães, foi incluído na exposição "Written in Bone: Forensic Files of the 17th Century Chesapeake", no Museu Nacional de História Natural. Seus ossos também foram usados no ensino de ciência forense e osteologia avançada aos estudantes da Universidade George Washington.

 

Schönberg Tower - Alemanha


 

A Alemanha é conhecida por sua rica herança histórica e suas paisagens deslumbrantes. Em meio à majestosa região da Suábia, especificamente na pitoresca cidade de Pfullingen, ergue-se a imponente Schönberg Tower.

Esta torre, envolta em beleza natural, destaca-se como um marco arquitetônico e oferece aos visitantes uma experiência única, misturando história, cultura e a espetacular paisagem da região.

História e Significado

A Torre Schönberg, também conhecida como Schönbergturm em alemão, foi construída em 1886 como uma torre de observação. Erguendo-se a 579 metros acima do nível do mar, a torre foi inicialmente concebida como um ponto de vista privilegiado para apreciar as vistas panorâmicas da paisagem suábia circundante.

O nome "Schönberg" pode ser traduzido como "montanha bonita", refletindo a beleza natural da região que a torre proporciona aos visitantes.

Arquitetura e Design

A torre tem uma estrutura de aço e madeira que combina harmoniosamente com o ambiente natural ao seu redor. Com uma altura de 25 metros, a Schönbergturm possui uma escadaria interna que conduz os visitantes até uma plataforma de observação no topo.

A partir dessa plataforma, é possível desfrutar de vistas panorâmicas espetaculares que se estendem por quilômetros, abrangendo as colinas suábias, vales exuberantes e vilarejos pitorescos.

A arquitetura da torre é um testemunho do design engenhoso da época, e sua manutenção ao longo dos anos preserva não apenas um marco físico, mas também um elo com o passado da região.

Experiência do Visitante

A visita à Torre Schönberg é uma experiência enriquecedora que combina apreciação da natureza, exploração histórica e atividades ao ar livre. Os visitantes podem optar por caminhar até a torre, desfrutando das trilhas cênicas que cortam as colinas suábias, ou utilizar rotas mais curtas e acessíveis.

Uma vez na torre, a ascensão pela escada interna proporciona uma sensação de aventura, culminando na recompensa de vistas deslumbrantes. Muitos visitantes escolhem contemplar o pôr do sol a partir da plataforma de observação, transformando a visita em um momento verdadeiramente memorável.

Eventos e Atividades Especiais

Além de servir como um ponto turístico, a Torre Schönberg também é palco de eventos especiais e atividades ao longo do ano. Festivais culturais, concertos ao ar livre e caminhadas guiadas são apenas algumas das opções oferecidas para proporcionar uma experiência ainda mais rica aos visitantes.

Conclusão

A Torre Schönberg em Pfullingen é um testemunho da habilidade humana de integrar arquitetura com a natureza de forma harmoniosa.

Com sua história rica, design impressionante e localização espetacular, está torre continua sendo um destino imperdível para os amantes da natureza, entusiastas da história e aqueles que buscam uma conexão mais profunda com a beleza natural da região suábia.

Ao visitar a Torre Schönberg, os viajantes têm a oportunidade de criar memórias duradouras em um cenário verdadeiramente cativante. (Castelos)


domingo, setembro 15, 2024

Pompeia



Pompéia foi uma antiga cidade romana localizada na região da Campânia, perto da atual Nápoles, na Itália. Ela é famosa por ter sido destruída e enterrada por uma erupção catastrófica do vulcão Vesúvio, que ocorreu em 24 de agosto do ano 79 d.C.

A cidade de Pompéia

Antes de sua destruição, Pompéia era uma cidade próspera, com uma população estimada entre 10 mil e 20 mil habitantes. A cidade era conhecida por suas luxuosas casas de ricos comerciantes e nobres, templos, mercados e banhos públicos.

Pompéia também tinha uma vida cultural vibrante, com teatros, anfiteatros, e um comércio ativo. A cidade era um importante centro de produção de vinho e azeite e tinha uma posição estratégica devido à sua proximidade com o Mediterrâneo.

A erupção do Vesúvio

A erupção do Vesúvio foi extremamente violenta e começou com uma explosão de cinzas, pedra-pomes e gases venenosos que foram lançados a quilômetros de altura. Ao longo de aproximadamente 24 horas, Pompéia e outras cidades próximas, como Herculano e Estábia, foram soterradas sob metros de material vulcânico.

Estima-se que cerca de 2 mil pessoas tenham morrido em Pompéia, enquanto muitas outras conseguiram fugir no início da erupção. O fenômeno foi rápido e devastador: enquanto os primeiros detritos atingiram a cidade, os habitantes foram pegos de surpresa. O fluxo piroclástico (uma mistura letal de gases e rochas quentes) atingiu Pompéia nas fases finais da erupção, selando tudo o que encontrava pela frente.

Redescoberta de Pompéia

A cidade de Pompéia permaneceu esquecida por mais de 1.500 anos, coberta sob as cinzas e sedimentos vulcânicos. Foi redescoberta no final do século XVI, mas as escavações sistemáticas só começaram no século XVIII. O que torna Pompéia uma descoberta arqueológica tão valiosa é o fato de que a cidade foi praticamente "congelada no tempo".

As cinzas vulcânicas preservaram edifícios, mosaicos, afrescos e até corpos de pessoas e animais, permitindo aos arqueólogos e historiadores uma visão única da vida cotidiana no Império Romano.

As escavações revelaram casas decoradas com pinturas e mosaicos, estabelecimentos comerciais, fornos de padarias e até mesmo grafites nas paredes, oferecendo uma imagem vívida da vida em uma cidade romana no auge de sua prosperidade.

Significado histórico e cultural

A destruição de Pompéia, embora trágica, acabou preservando uma cidade romana quase intacta, permitindo um estudo detalhado sobre a arquitetura, o urbanismo, a arte e os costumes da época. Pompéia hoje é um dos sítios arqueológicos mais visitados do mundo, proporcionando uma janela incomparável para o passado e ajudando os estudiosos a entender melhor a cultura e a vida diária dos antigos romanos.


A Alegoria da Caverna – Platão em sua obra A Republica



A Alegoria da Caverna, apresentada pelo filósofo grego Platão em sua obra A República, é uma metáfora que explora a natureza da realidade, do conhecimento e da ignorância. Ela ilustra a condição humana frente ao mundo sensível (o mundo das aparências) e o mundo inteligível (o mundo das ideias), temas centrais na filosofia platônica.

Contexto da Alegoria

Na alegoria, Platão descreve um grupo de pessoas que vive aprisionada em uma caverna desde o nascimento. Essas pessoas estão acorrentadas de tal forma que só conseguem olhar para a parede do fundo da caverna. Atrás delas, há um fogo, e entre o fogo e os prisioneiros há um caminho elevado onde objetos e pessoas passam, projetando sombras na parede da caverna. Para os prisioneiros, essas sombras são a única realidade que conhecem, pois nunca viram outra coisa.

Descrição da Libertação

Um dos prisioneiros é libertado e, ao sair da caverna, descobre a verdadeira realidade fora dela: o sol, a natureza, os objetos reais, que são muito mais claros e definidos do que as sombras que ele conhecia. No começo, seus olhos doem por causa da luz do sol, mas, aos poucos, ele se adapta e percebe que as sombras eram apenas uma representação distorcida da realidade. Esse prisioneiro agora entende que o mundo fora da caverna é muito mais rico e verdadeiro.

Retorno à Caverna

O prisioneiro liberto, compreendendo a verdade, sente-se compelido a retornar à caverna para libertar os outros prisioneiros. No entanto, ao voltar, ele é ridicularizado por aqueles que ainda estão presos, que se recusam a acreditar que o mundo que conhecem é apenas uma ilusão. Para eles, a realidade continua sendo as sombras na parede, e eles rejeitam qualquer tentativa de explicação que os leve além daquilo que podem ver.

Interpretação Filosófica

A alegoria reflete a visão de Platão sobre a condição humana e o processo de conhecimento. Os prisioneiros representam as pessoas que vivem no mundo das aparências, sem questionar o que percebem com os sentidos. A caverna simboliza esse mundo sensível, enquanto o mundo exterior e a luz do sol simbolizam o mundo das ideias, a verdadeira realidade.

O prisioneiro liberto é o filósofo, aquele que busca o conhecimento e a verdade além das aparências, rompendo as correntes da ignorância. O sol, por sua vez, é a representação da ideia de Bem, o princípio supremo na filosofia platônica, que ilumina e dá sentido a todas as coisas.

Aplicações Modernas

A Alegoria da Caverna continua sendo uma poderosa metáfora sobre a condição humana. Ela é frequentemente usada para discutir a manipulação da realidade (como através dos meios de comunicação), a educação e a resistência à mudança. Platão sugere que o caminho para o conhecimento é difícil, mas necessário, e que muitos preferem viver em sua zona de conforto, mesmo que isso signifique permanecer na ignorância.

Em resumo, a Alegoria da Caverna nos desafia a questionar nossas percepções e buscar um entendimento mais profundo e verdadeiro da realidade.