Propaganda

segunda-feira, março 27, 2023

Um grande amor

Tive um grande amor uma vez que me derrubou a casa rachou-me as pontes e fez-me perder o equilíbrio.

Depois vieram as réplicas, que nem sequer me fizeram estremecer.
Quanto ao grande amor?

Aí, pobre de mim, respiro ainda sob os escombros.

 Óscar Hahn 

Óscar Arturo Hahn Garcés nascido em 5 de julho de 1938 é um escritor e poeta chileno, membro da geração literária dos anos 1960. Hahn recebeu diversos prêmios de destaque, notadamente o Prêmio Nacional de Literatura (Chile) e o Prêmio e o Prêmio Ibero-americano de Poesia Pablo Neruda.

Juventude

Oscar Hahn é filho de Ralph Hahn Valdés e Enriqueta Garcés Sánchez. Perdeu o pai aos 4 anos de idade em 28 de março de 1943. Seus primeiros traços na poesia começaram na adolescência em Rancagua, Chile. 

Depois de se apaixonar durante um relacionamento de infância, Hahn sentiu-se compelido a escrever seus primeiros poemas. Fez o ensino fundamental e médio em Iquique, Chile, no Colégio Salesiano Dom Bosco e no Liceu dos Homens. Hahn posteriormente frequentou a Universidade do Chile, onde se formou como professor de espanhol.



Em 1959, ainda na Universidade do Chile, ganhou o Prêmio de Poesia da Federação Estudantil do Chile. Em 1961, com apenas 22 anos, ganhou o Prêmio Alerce da Sociedade de Escritores do Chile pela obra Está Rosa Negra. Em 1967 ele ganhou o Prêmio Único do Primeiro Concurso de Poesia do Norte da Universidade do Chile para a (então) sede regional de Antofagasta.

Estudou e se inscreveu no Currículo de Ensino de Letras da Universidade do Chile enquanto residia em Arica. Em 1972 ele recebeu o grau de Mestre em Artes pela Universidade of Iowa, EUA e foi nomeado membro do International Writers 'Program lá. 

Em 1972, quando voltou ao Chile, assumiu o cargo de Professor Adjunto da Universidade do Chile, Arica. No ano seguinte, 1973, sua vida mudaria drasticamente, devido aos desenvolvimentos políticos em seu país de origem; em 11 de setembro daquele ano, durante o golpe chileno de 1973, foi detido pela ditadura de Augusto Pinochet, apoiada pelos Estados Unidos, que derrubou violentamente o governo do presidente democraticamente eleito Salvador Allende. O livro de Hahn, Love's Disease, foi o único livro de poesia proibido durante a ditadura.

Posteriormente entrevistado sobre suas experiências, Hahn comentou: “Om11 de setembro é uma data difícil para eu esquecer, não só por causa das coisas que aconteceram no país em geral, mas também porque me fizeram prisioneiro e me levaram como prisioneiro na mesma noite de 11 de setembro, que foi mortalmente sério, pois naquele exato momento eles estavam matando pessoas sem nem perguntar seus nomes, totalmente ao acaso.

Foi uma loteria, e eu acredito que estou vivo graças a mero acaso, porque houve pessoas que foram detidas comigo e foram mortas a tiros; isso poderia muito bem ter acontecido comigo." 

Hahn deixou o Chile em 1974 para estabelecer novas raízes nos EUA. Ele recebeu o grau de Doutor em Filosofia pela University of Maryland College Park, e entre 1978 e 1988 ele colaborou na composição do Handbook of Latin American Studies publicado pela Biblioteca do Congresso, Washington, DC Em 1988, Hahn mudou-se para Iowa City, Iowa e começou a lecionar na Universidade de Iowa. Em 2008, Hahn se aposentou do ensino e voltou para o Chile para se concentrar mais em sua poesia.

Ele é membro da Academia Chilena de Línguas, e fez parte do comitê organizador do Comitê do V Congresso Internacional de la Lengua Española (CILE).  




0 Comentários: