"Quando
temos o conhecimento, voamos com nossas próprias asas, sabendo qual rumo
seguir!"
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Conhecimento, como a própria origem da palavra indica,
é o ato ou efeito de conhecer. Como por exemplo: conhecimento das leis;
conhecimento de um fato; conhecimento de um documento; termo de recibo ou
nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço.
Saber,
instrução ou cabedal cientifico (homem com grande conhecimento);
informação ou noção adquiridas pelo estudo ou pela experiência;
(autoconhecimento) consciência de si mesmo.
No conhecimento temos dois elementos básicos: o
sujeito (cognoscente) e o sub-objeto (cognoscível), o cognoscente é o indivíduo
capaz de adquirir conhecimento ou o indivíduo que possui a capacidade de
conhecer. O cognoscível é o que se pode conhecer.
O tema "conhecimento" inclui, mas não está
limitado a descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e
procedimentos que são úteis ou verdadeiros. O estudo do conhecimento é a
gnoseologia.
Hoje existem
vários conceitos para esta palavra e é de ampla compreensão que conhecimento é
aquilo que se sabe sobre algo ou alguém. Isso em um conceito menos específico.
Contudo, para falar deste tema é indispensável abordar dado e informação.
Dado é um emaranhado de códigos decifráveis ou não. O
alfabeto russo, por exemplo, para leigos no idioma, é simplesmente um
emaranhado de códigos sem nenhum significado especifico.
Algumas letras
são simplesmente alguns números invertidos e mais nada. Porém, quando estes
códigos, até então indecifráveis, passam a ter um significado próprio para
aquele que os observa, estabelecendo um processo comunicativo, obtém-se uma
informação a partir da decodificação destes dados.
Diante disso, podemos até dizer que dado não é somente
códigos agrupados, mas também uma base ou uma fonte de absorção de informações.
Dessa forma, informação seria aquilo que se tem pela decodificação de dados,
não podendo existir sem um processo de comunicação.
Essas informações adquiridas servem de base para a
construção do conhecimento. Segundo essa afirmação, o conhecimento deriva das
informações absorvidas. Constroem-se conhecimentos nas interações com outras
pessoas, com o meio físico e natural.
Podemos
conceituar conhecimento da seguinte maneira: conhecimento é aquilo que se
admite a partir da captação sensitiva sendo assim acumulável a mente humana; ou
seja, é aquilo que o homem absorve de alguma maneira mediante informações que
de alguma forma lhe são apresentadas, para um determinado fim ou não.
O conhecimento distingue-se da mera informação porque
está associado a uma intencionalidade. Tanto o conhecimento como a informação
consistem em declarações verdadeiras, mas o conhecimento pode ser considerado
informação com um propósito ou uma utilidade.
Associamos informação à semântica. Conhecimento está
associado com pragmática, isto é, relaciona-se com alguma coisa existente no
"mundo real" do qual temos uma experiência direta.
O conhecimento pode ainda ser aprendido como um
processo ou como um produto. Quando nos referimos a uma acumulação de teorias,
ideias e conceitos, o conhecimento surge como um produto resultante dessas
aprendizagens.
Mas como todo
produto é indissociável de um processo, podemos então olhar o conhecimento como
uma atividade intelectual por meio da qual é feita a apreensão de algo exterior
à pessoa.
A definição clássica de conhecimento, originada em
Platão, diz que este consiste numa crença verdadeira e justificada.
Aristóteles divide o conhecimento em três áreas: cientifica, prática e
técnica.
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