terça-feira, 1 de novembro de 2016

Por que os gatos conseguem sobreviver a quedas que matariam qualquer animal?

Recentemente um gato caiu de um apartamento localizado no 19º andar em Boston, EUA, sem se machucar muito, apenas com um leve ferimento no peito. Que segredos os felinos escondem para obter tanta resistência?
Existem vários estudos sobre essa capacidade dos felinos, mas a resposta não parece ser muito complicada; tudo está ligado à evolução.
Os gatos domésticos são descendentes de criaturas arbóreas que tiveram que sobreviver a quedas ocasionais ao saltar de galho em galho. Isso foi somado ao conjunto de ferramentas biológicas incríveis que os ajudaram a garantir sua sobrevivência, mesmo caindo de grandes alturas. Um artigo publicado na BBC explica as principais chaves do mistério:
Os gatos têm uma área de superfície relativamente grande em relação ao seu peso, reduzindo a força com que eles atingem o pavimento. A atração gravitacional é compensada pelo impulso ascendente de resistência do vento, a uma velocidade lenta em comparação a animais de grande porte, como os seres humanos e cavalos”.
Através da seleção natural, os gatos desenvolveram um instinto aguçado para perceber a distância, semelhante ao mecanismo que os seres humanos possuem para o equilíbrio. Então, se for dado tempo suficiente, eles são capazes de torcer seus corpos como uma ginasta ou paraquedista, girando suas caudas, a fim de posicionar os pés sob seus corpos no momento da queda”.
Esse último truque é conhecido como reflexo de endireitamento aéreo e é crucial para a sobrevivência dos gatos. Com as suas patas no lugar certo, eles podem atuar eficazmente como amortecedores para o resto do corpo, sendo os músculos capazes de canalizar a energia cinética da queda de modo a acelerar o gato em oposição a eventual quebra de seus ossos.
O fato das patas dos gatos serem anguladas em relação ao corpo, ao contrário das pernas dos humanos que se estendem para baixo, os ajuda a espalhar a força da colisão, minimizando o risco de morte ou lesões.


 http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/animais/1598-por-que-os-gatos-conseguem-sobreviver-a-quedas-que-matariam-qualquer-animal

Postar um comentário