Propaganda

domingo, março 19, 2023

Como os africanos se tornavam escravos

Os portugueses e outros compradores de escravos, nunca guerrearam com os africanos. Eles compravam os negros no porto da África, negociando com os próprios africanos de tribos dominantes, que invadiam e aprisionavam seus semelhantes, de tribos menores, tornando-os escravos.

Como os africanos se tornavam escravos

Quando os portugueses chegaram à África, encontraram um mercado africano de escravos largamente implementado e bastante extenso.

Os africanos eram escravizados por seus semelhantes, de tribos mais fortes, por diversos motivos antes de serem adquiridos:

- Por serem prisioneiros de guerra;

- Penhora: as pessoas eram penhoradas como garantia para o pagamento de dívidas;

- Rapto individual ou de um pequeno grupo de pessoas no ataque a pequenas vilas;

- Troca de um membro da comunidade por comida;

- Como pagamento de tributo a outro chefe tribal.

Ainda quando estavam em África, estima-se que a taxa de mortalidade dos africanos no percurso que faziam desde o local em que eram capturados pelos mercadores de escravos locais até ao litoral onde eram vendidos aos europeus era superior à que ocorria durante a travessia do Atlântico.

Durante a travessia, a taxa de mortalidade, embora menor do que em terra, até o final do século XVIII se manteve assustadora, com maior ou menor incidência dependendo das epidemias, das rebeliões e suicídios levados a cabo pelos escravizados, das condições existentes a bordo, bem como do humor do capitão e tripulação de cada navio negreiro. 

A/D




0 Comentários: